Mais de 250 pessoas são diagnosticadas com HIV este ano no Tocantins

0
11

Dados da Secretaria Estadual da Saúde apontam também que 73 pessoas foram identificadas com Aids, doença infectocontagiosa já desenvolvida pelo organismo humano, para a qual ainda não existe cura. Médico fala sobre tipos de tratamentos contra o HIV
Dados da Secretaria Estadual da Saúde apontam que 258 tocantinenses foram diagnosticados com o vírus HIV, no período de janeiro a novembro deste ano.
Conforme o levantamento, outras 73 pessoas foram identificadas com a Aids, doença infectocontagiosa já desenvolvida pelo organismo humano, para a qual ainda não existe cura.
Viver com o HIV é diferente de ter Aids. HIV é a sigla em inglês para vírus da imunodeficiência humana. Ele ataca principalmente células do sistema de defesa chamadas CD4 e torna o ser humano mais vulnerável a outros vírus, bactérias e ao câncer. No entanto, a maioria das pessoas que têm HIV não têm Aids porque no Brasil o tratamento com remédios chamados antirretrovirais é universal e acessível pelo SUS.
O teste de detecção do vírus da Aids é simples e rápido
Marcos Vinícius/Prefeitura de Palmas
Apenas as pessoas que não se tratam ou sofrem algum tipo de problema na terapia não conseguem reduzir essa replicação e desenvolvem Aids, que a síndrome da imunodeficiência adquirida, um conjunto de sinais e sintomas relacionados à falência do sistema de defesa, caracterizada por uma série de infecções oportunistas e câncer.
LEI TAMBÉM: HIV e Aids: qual a diferença?
Nesta quarta-feira (1º) quando se comemora o Dia Mundial da Luta Contra a Aids, a Secretaria de Estado da Saúde reforçou a importância da Testagem Rápida do HIV, como também, do uso dos preservativos para a prevenção do HIV/Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).
Os testes rápidos estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde da maioria dos municípios do Estado e nos Serviços de Assistência Especializada (SAE) em Araguaína, Palmas, Paraíso do Tocantins, Porto Nacional e Gurupi, bem como nos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA) em Araguaína e Palmas.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins