Atitude é anti-higiênica, antiética e também considerada um crime. Praia é um dos principais pontos turísticos da capital. Homens que urinam na praia da Graciosa geram desconforto
Imagens que circulam nas redes sociais mostram dois homens urinando na faixa de areia da praia da Graciosa, em Palmas. A atitude, além de anti-higiênica e antiética também é considerada um crime.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
“Eu vejo como um problema, principalmente, se tiver muita gente porque é extremamente constrangedor se tiver a presença de outras pessoas, além da situação da praia em si. Era para ser um ambiente agradável e acaba ficando sujo e degradado”, comentou o estudante Vitor Guerreiro.
As reclamações são voltadas principalmente para os usuários de um estabelecimento que fica próximo à faixa de areia. A Adma Bezerra acredita que a situação prejudica o ponto turístico, mas afirma que o problema pode estar relacionado às condições dos banheiros da praia.
“Pessoa que vem visitar a praia, que é um ponto turístico da cidade em relação ao pôr do sol, passar e a pessoa está fazendo suas necessidades no meio de todo mundo sendo que tem banheiro. Mas infelizmente os banheiros não estão em situação adequada para uso porque não tem uma descarga funcionando, tudo sujo, não sai água da torneira da pia”, disse.
Homens urinando na areia da praia da Graciosa
TV Anhanguera/Reprodução
O Robervan Gomes também reclama da situação dos banheiros públicos.
“Primeiramente urinar em lugar público é crime. Em relação a isso eu acho que nada justifica, mas por outro lado gente entende que algumas pessoas podem fazer isso em decorrência do banheiro que também está em más condições”, disse.
O advogado criminalista Zenil Drumond explica que as pessoas que forem pegas praticando atos semelhantes estão sujeitas à prisão e multa.
“O ato desses dois jovens não está acima da lei. Se a pessoa urinar, por exemplo, em patrimônio tombado seja pelo seu valor artístico ou cultural essa pena pode chegar de seis meses a um ano, além da multa”, comentou.
Banheiros quebrados
Veja como estão os banheiros públicos da praia da Graciosa
Urinar em local público é uma infração penal, mas a situação dos banheiros da praia da Graciosa também tem deixado a desejar. A reclamação é antiga, mas os problemas continuam.
A equipe da TV Anhanguera visitou o local na manhã deste sábado (1º) e encontrou torneiras e descargas com vazamento. Um dos banheiros também não tinha pias para lavar as mãos ou portas nas cabines dos sanitários.
Banheiro público da praia da Graciosa não tem pia
TV Anhanguera/Reprodução
O que diz o município
A Prefeitura de Palmas informa que a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp) realiza a manutenção periódica nos banheiros da praia da Graciosa.
Para solicitar estes serviços, os moradores podem contatar a Seisp por meio do call-center disponível de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h, através do número (63) 3212-7426 ou pelo Whats Palmas,(63) 3212-7500.
Informa, ainda, que os quiosques na praia da Graciosa são públicos e possuem banheiro para uso da população. Sobre a questão da urina, o Código de Posturas do município não prevê penalidades para a ação, que é considerada uma contravenção prevista no código penal.
Participe da comunidade do g1 TO no WhatsApp e receba as notícias no celular.Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.
Fonte: G1 Tocantins
