Gurupi amplia segunda dose de reforço contra Covid para idosos com mais de 50 anos

0
136

Vacinas estão disponíveis em quatro unidades básicas de saúde. Segundo o município, procura pelas vacinas de reforço está baixa. Vacina da Covid é aplicada em Gurupi
Divulgação/Prefeitura de Gurupi
Gurupi liberou a aplicação da quarta dose da vacina contra Covid-19 para profissionais da saúde e idosos com mais de 50 anos. As doses estão disponíveis para estes públicos a partir desta quarta-feira (15).
De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde podem receber esta nova vacina as pessoas que tomaram a primeira dose de reforço, a 3ª dose, há pelo menos quatro meses. Quem estiver em atraso deverá primeiro completar o esquema vacinal dentro dos prazos de cada imunizante.
As doses estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde da cidade. Os moradores precisam levar apenas os documentos pessoais, cartão do SUS e de vacinação, onde conste o registro da última dose de vacina. É obrigatório o uso de máscara nos ambientes hospitalares.
A secretaria afirmou que a cidade vem registrando baixa procura pelo reforço. “A média nacional para as doses de reforço, ou terceira dose, é de 44%, mas não acompanhamos este índice. Em Gurupi, as doses de reforço ainda estão com baixa adesão, principalmente o público mais jovem”, avaliou o coordenador de vigilância epidemiológica de Gurupi, Halex Cavalcante Coutinho.
Confira os locais de vacinação em Gurupi:
UBS Sol Nascente – 7h às 16h
UBS João Manoel – 7h às 16h
UBS Nova Fronteira – 13h às 16h
UBS Bela Vista – 7h às 16h
Intervalos entre as doses
As pessoas precisam estar atentas ao intervalo entre a 1ª e a 2ª, pois o prazo para aplicação das doses varia de acordo com o fabricante. Confira:
Coronavac – intervalo de 28 dias (criança e adulto)
Pfizer – intervalo de 60 dias (criança e adulto)
AstraZeneca – intervalo de 60 dias
Janssen – intervalo de 60 dias
No caso das vacinas de reforço, terceira e quarta doses, é necessário um intervalo de quatro meses.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins