Eleições: Tudo que você precisa saber para votar no 2º turno no Tocantins

0
57

Reportagem tira dúvidas sobre locais e horário de votação, transporte gratuito, além dos documentos que podem ser apresentados na hora de votar. O g1 terá apuração em tempo real; veja como acompanhar. Urna eletrônica
Heloise Hamada/G1
Mais de 1 milhão de eleitores tocantinenses estão aptos a votar neste domingo (30) para escolher o próximo presidente do Brasil. Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL) disputam o cargo. A votação do 2º turno inicia às 8h e segue ate as 17h em todo o estado.
Em 12 estados, haverá segundo turno para governador. O Tocantins não é um deles. Wanderlei Barbosa (Republicanos) foi reeleito para governar o Tocantins pelos próximos quatro anos. Ele venceu no primeiro turno com 58,14% dos votos válidos, contra 22,50% do segundo colocado, Ronaldo Dimas (PL).
LEIA MAIS:
Eleições 2022 no TO: g1 publica reportagens com resultado da votação para presidente nos 139 municípios
Wanderlei Barbosa é reeleito governador do Tocantins
Como saber o local de votação?
Escola Beatriz Rodrigues, em Palmas, registrou grande movimentação; Eleições 2022 em Tocantins
Divulgação
O Tocantins terá 853 locais de votação, com 3.957 seções eleitorais em funcionamento das 08h às 17h. Consulte aqui os locais de votação.
O voto em trânsito ocorrerá em Palmas e em Araguaína, sendo que a capital conta com sete locais aptos. São eles: Instituto Federal de Educação (IFTO), Escolas Caroline Campelo, Henrique Talone, Degraus do Saber e CMEI, Colégios Almirante Tamandaré e Mackenzie. Já Araguaina contará com apenas um local de votação, a Escola Estadual Modelo.
Além das 1.862 pessoas de outros estados que estão aptas a participar do 2º turno das eleições no Tocantins, eleitores do próprio estado também solicitaram o voto em trânsito. Ao todo, 931 eleitores de outras cidades do estado poderão votar em Palmas ou Araguaína.
Que documentos é preciso levar para votar?
Título de eleitor
TRE-MS/Arquivo g1
O título de eleitor não é o único documento que permite ao eleitor escolher seus candidatos. Segundo TSE, caso não tenha o título – ou não esteja em dia – é possível votar com um documento que tenha foto.
A Justiça Eleitoral aceita os seguintes documentos:
e-Título (título de eleitor em meio digital). Se estiver sem foto, é necessário apresentar outro documento oficial com foto);
Identidade social;
Carteira de identidade;
Passaporte;
Carteira de categoria profissional reconhecida por lei;
Carteira de trabalho;
Certificado de reservista;
Carteira nacional de habilitação.
Transporte grátis
Ônibus do transporte intermunicipal do Tocantins
Ravena Santiago/Governo do Tocantins
Na última terça-feira (26), o governo estadual decretou a gratuidade no transporte intermunicipal. O eleitor que vota em outra cidade do Tocantins já pode usar o benefício, que começou a valer às 07h deste sábado (29) e segue até as 7h da segunda-feira (31). Para isso, é necessário apresentar alguns documentos. Veja:
títutulo ou, alternativamente, qualquer meio idôneo, físico ou eletrônico, que comprove a identidade e o local de votação do usuário;
quando da saída do município onde o eleitor tem domicílio eleitoral, comprovante de votação e prévia utilização da gratuidade para o trecho de ida.
O eleitor que não conseguir embarcar pode fazer a denúncia no telefone (63) 9 9991-4493.
Na Capital
Em Palmas, a prefeitura Cinthia Ribeiro anunciou que eleitores que moram na zona rural também vão contar com transporte gratuito para o segundo turno.
“Disponibilizar o acesso às urnas é um ato de democracia. É um dever nosso garantir e fortalecer o estado democrático de direito”, disse Cinthia em trecho da postagem.
O que pode e o que não pode?
Sábado (29)
Último dia para propaganda eleitoral em carros de som e alto-falantes das 8h às 22h. Também é o último dia para a distribuição de material gráfico, realização de carreatas e caminhadas, que podem acontecer até as 22h.
É também o último dia para baixar o e-Título, aplicativo que dá acesso à versão digital do título eleitoral e ainda ao local de votação, com a zona e seção eleitoral.
Nesse dia também começa a valer as portarias que proíbem a venda e o consumo de bebidas alcoólicas. No Tocantins, a regra valerá para mais de 100 cidades.
Domingo (30)
É o dia da votação do 2º turno.
A partir das 7h: serão instaladas as seções eleitorais.
8h às 17h: período em que os eleitores podem votar (segue o horário de Brasília).
A partir das 17h: começam a ser divulgados os resultados parciais para presidente.
Durante o dia e enquanto acontece a votação é PROIBIDO:
levar para a urna aparelho celular, máquina fotográfica, filmadora, equipamento de radiocomunicação ou qualquer outro dispositivo que possa comprometer o sigilo do voto. Os mesários podem reter os equipamentos enquanto o eleitor estiver votando;
qualquer tipo de manifestação coletiva, com roupas padronizadas, bandeiras, broches e adesivos, em apoio a um candidato ou partido político;
fazer publicação de novos conteúdos ou impulsionamento de propagandas digitais na internet, bem como o uso de alto-falantes, a realização de comícios e carreatas, a propaganda de boca de urna e a divulgação de material de campanha. Tudo isso caracteriza crime;
que servidores da Justiça Eleitoral, mesários e fiscais partidários usem roupas ou objetos com propaganda de partido político, coligação ou candidato.
Durante o dia e enquanto acontece a votação é PERMITIDO:
manifestações individuais e silenciosas de preferência eleitoral ou partidária;
o funcionamento do comércio, desde que os funcionários sejam liberados para votar;
a substituição de urnas eletrônicas que apresentarem problemas antes do início da votação.
Como faço para justificar a ausência?
Para todos aqueles que são alfabetizados entre 18 e 70 anos, o voto é obrigatório no Brasil. Ao deixar de votar, por qualquer motivo que seja, é preciso apresentar uma justificativa para a ausência no primeiro turno, segundo turno ou ambos.
e-Título
É possível justificar por meio do aplicativo e-Título, disponível para download nas Plataformas Android e iOS. Ao entrar, insira seus dados, crie uma senha e clique em “mais opções”, no canto inferior direito. Selecione “justificativa de ausência”.
Veja como fazer.
Formulário
Também é possível fazer a justificativa de maneira presencial. Basta preencher o formulário Requerimento de Justificativa Eleitoral (disponível para download aqui), que deve ser levado às mesas receptoras de votos ou de justificativas instaladas para essa finalidade nos locais divulgados pelos Tribunais Regionais Eleitorais e pelos Cartórios Eleitorais.
Os locais que recebem a justificativa em papel podem ser consultados diretamente neste link https://www.tse.jus.br/eleitor/cartorios-e-zonas-eleitorais/pesquisa-a-zonas-eleitorais.
Confira aqui mais informações sobre justificativa.
Apuração
O g1 vai acompanhar a apuração em tempo real e divulgar o resultado da votação em cada cidade. Um sistema desenvolvido pela Globo mostrará dados oficiais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de maneira automática. As reportagens serão publicadas assim que apuração em cada município for concluída; o conteúdo será revisado pelos jornalistas do portal. Veja aqui os resultados.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins