Quem foi o cineasta Jean-Luc Godard

0
108
O premiado diretor francês morreu nesta terça-feira e foi um dos precursores da Nouvelle Vague, movimento que criou uma nova linguagem para o cinema autoral na década de 1960. Jean-Luc Godard, morto nesta terça-feira (13) aos 91 anos, foi um cineasta franco-suíço que esteve entre os criadores do movimento de vanguarda cinematográfica Nouvelle vague (“Nova onda”, em tradução literal), que ousou ao criar com uma nova estética na linguagem do cinema na década de 1960.
Ao lado de nomes como François Truffaut, Alan Resnais, Claude Chabrol e Agnès Varda, Godard foi precursor na escola que buscava quebrar a linearidade no modo de se filmar, com forte influência dos movimentos estudantis do conturbado maio de 1968. Críticos do cinema tradicional de sua época, este grupo de cineastas fugia dos padrões de Hollywood em defesa da experimentação.
Godard seguiu carreira como premiado diretor de cinema até os últimos anos de sua vida, tendo em seu currículo clássicos como Acossado (1960), “Viver a Vida” (1962), “Week-End à Francesa” (1967), “Carmen” (1983), “Eu Vos Saúdo Maria” (1985) e “Adeus à Linguagem” (2014).
Ao longo de quase 70 anos de carreira, o cineasta produziu mais de 40 longas-metragens, numerosos curtas, documentários experimentais, ensaios cinematográficos e vídeos de música.
Veja vídeo sobre Godard na coluna de Nelson Motta, no Jornal da Globo, em 2021:
Jean Luc Godard é o tema da coluna de Nelson Motta

Fonte: G1 Entretenimento