Itamaraty terá Secretaria do Clima e Brasil tentará sediar a COP 30 em 2025, diz futuro chanceler de Lula

0
87
Diplomata Mauro Vieira, que já comandou Itamaraty de Dilma, deu entrevista à GloboNews nesta quinta. Anunciado pelo presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), como futuro ministro das Relações Exteriores, o diplomata e ex-ministro Mauro Vieira afirmou nesta quinta-feira (15) que o Itamaraty deverá ter uma secretaria específica para termas de meio ambiente.
A declaração foi dada em entrevista à GloboNews. Vieira também disse ter recebido orientação expressa de Lula para que o Brasil se candidate para sediar a Cúpula do Clima de 2025 (COP 30), que deverá ser na América Latina.
“A preservação ambiental, e a Amazônia especificamente, é uma prioridade amplamente declarada pelo presidente [Lula], não só na COP 27 mas em todas as suas declarações”, disse.
“E na política exterior, também será um tema de grande importância. Eu pretendo inclusive criar uma secretaria dentro da estrutura do Ministério das Relações Exteriores que se encarregará de clima, meio ambiente e energia. Para que esses temas sejam tratados de forma conjunta”, afirmou.

Fonte: G1 Mundo