Troca é gratuita para moradores inscritos no Cadastro Único do governo federal. Veja quem tem direito e como agendar. Kits de antena parabólica digital serão instalados para famílias inscritas no CadÚnico
Siga Antenado/Divulgação
Com a chegada da internet 5G no Tocantins as pessoas que assistem a TV aberta com antenas parabólicas precisam trocar o equipamento convencional por um digital para continuar acompanhando a programação. Atualmente os moradores de 16 cidades podem agendar a instalação gratuita dos novos equipamentos.
A troca está sendo feita para a população que é inscrita no Cadastro Único do governo federal. Quem tem essa inscrição ativa precisa apenas fazer o agendamento para a equipe ir até o imóvel fazer a troca.
LEIA TAMBÉM
Com a chegada do 5G, moradores que assistem TV aberta com parabólica terão que trocar equipamento
5G: Saiba quando a nova tecnologia chega em Palmas e em cidades do Tocantins
O agendamento pode ser feito pelo telefone 0800.729.2404 ou pelo site Siga Antenado. O morador deve informar o número do CadÚnico e depois terá as informações de onde estão sendo realizadas as trocas e como agendar.
As famílias vão receber um kit completo com antena, receptor e cabeamento.
Veja os municípios que estão sendo atendidos:
Aparecida do Rio Negro
Barrolândia
Brejinho de Nazaré
Fátima
Ipueiras
Lajeado
Miracema do Tocantins
Miranorte
Monte do Carmo
Oliveira de Fátima
Palmas
Paraíso do Tocantins
Porto Nacional
Pugmil
Silvanópolis
Tocantínia
Porque trocar
A troca das antenas está sendo necessária devido à chegada do sinal de internet 5G. Se não for feita a substituição pela parabólica digital, a imagem do televisor vai ficar instável, com chuviscos e baixa qualidade.
A troca ocorrerá porque as parabólicas convencionais operam na mesma frequência da nova tecnologia. Então, é preciso desocupar a faixa para ativar o 5G.
Palmas e Porto Nacional são as cidades com maior número de famílias que devem ser atendidas, com 9,9 mil e 7,7 mil kits previstos, respectivamente.
Na sequência, estão: Paraíso do Tocantins (7,5 mil), Miracema do Tocantins (3,3 mil), Aparecida do Rio Negro (2,7 mil), Miranorte (2,1 mil) e Monte do Carmo (1 mil). Estão na lista outros nove municípios.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.
Fonte: G1 Tocantins
