EUA apreendem 50 toneladas de munição e armas ilegais em rota do Irã para o Iêmen

0
98

Contrabando estava em um navio de pesca e foi descoberto durante uma verificação de rotina das tropas americanas. Sacos contendo mais de 50 toneladas de armas e munições foram colocados no convés da base marítima dos EUA no Golfo do Omã
Forças Navais dos EUA/NAVCENT
As forças navais dos EUA no Oriente Médio interceptaram um navio de pesca contrabandeando mais de 1 milhão de munição, além de armas, no Golfo de Omã, ao longo de uma rota marítima do Irã ao Iêmen, segundo um comunicado da marinha americana.
A tripulação da base área Lewis B. Puller, que atua também no Golfo Pérsico, no Mar Vermelho e no Canal de Suez, disse que descobriu a carga ilícita durante uma verificação de rotina.
“Essa interdição significativa mostra claramente que a transferência ilegal de ajuda letal e o comportamento desestabilizador do Irã continuam”, disse o vice-almirante Brad Cooper. “As forças navais dos EUA continuam focadas em dissuadir e interromper atividades marítimas perigosas e irresponsáveis na região”.
O fornecimento, venda ou transferência direta ou indireta de armas para os rebeldes houthis no Iêmen viola a Resolução 2216 do Conselho de Segurança da ONU e o direito internacional, diz o comunicado.

Fonte: G1 Mundo