Estado confirma novo caso de monkeypox em Araguaína; estado soma 12

0
86

Apenas em Palmas e Araguaína ainda há pacientes em tratamento. Atualmente o estado tem 46 casos suspeitos da doença. Erupções cutâneas são típicas nos casos de varíola dos macacos
Reprodução/TV Anhanguera
Um novo caso de monkeypox foi confirmado nesta segunda-feira (31) pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) em Araguaína, no norte do Tocantins. O boletim estadual agora contabiliza 12 casos positivos, sendo que cinco pacientes estão curados.
O levantamento foi feito pelo Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS-TO) e contempla os registros até 28 de setembro de 2022.
Conforme o levantamento estadual, Palmas tem seis casos confirmados. Os demais são em Araguaína (2), Miracema (2), Nazaré (1) e Paraíso (1). Apenas na capital e em Araguaína ainda há pacientes em tratamento.
Atualmente o estado também tem 46 casos suspeitos da doença.
Caso o cidadão apresente erupção cutânea, febre de início súbito, dores de cabeça, fraqueza, dores muscular e de garganta, tosse e lesões genital e oral, deve procurar Unidade de Saúde da Família (USF) de referência ou umas das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).
Para prevenir a doença, a Semus orienta que a constante limpeza das mãos, manter o uso de álcool gel e máscaras para a população imunossuprimida e gestantes, crianças e pessoas com comorbidades.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins