Chambalone: aprenda a fazer o prato salgado vencedor do Festival Gastronômico de Taquaruçu

0
135

Chefe Débora Almeida Lima Oliveira foi premiada pela 4ª vez no FGT e ensina a fazer a receita ganhadora deste ano. Ela também ensinou a fazer um licor para acompanhar o prato. Pratos vencedores do Festival Gastronômico serão preparados no JA1
O Festival Gastronômico de Taquaruçu terminou no último domingo (31) com a revelação dos pratos vencedores. Na categoria Prato Salgado, o primeiro lugar foi para o prato Chambalone, da Débora Almeida Lima Oliveira. Esta foi a quarta vez que ela ficou entre os premiados.
Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
O prato tem ingredientes raízes do Tocantins e alguns mais sofisticados, embora acessíveis e que fazem parte do dia-a-dia dos tocantinenses. “É um canelone de chambari com cajuzinho do cerrado”, explicou a chefe Débora Almeida.
Ela conta que cada ingrediente da receita tem uma história específica: o caju, por exemplo, é para homenagear a mãe dela e o licor é um ingrediente que ela aprendeu com o sogro.
Ingredientes
Chambalone venceu na categoria Prato Salgado
Reprodução/TV Anhanguera
1 kg de Chambari cozido com sal e pimenta do reino
1 Pimentão amarelo
1 Pimentão vermelho
2 Tomates
5 Dentes de alho
1 Cebola picada
Sal e pimenta a gosto
Caju ou cajuí
Modo de preparo
Refogue os temperos e coloque o cambari já cozido. Deixe no fogo até os demais ingredientes estarem cozidos e começarem a desmanchar. Não é preciso acrescentar óleo e água.
Preparo da pasta de caju
Chambalone: aprenda a fazer o o prato salgado vencedor do FGT
Em uma panela adicione um fio de óleo, cebola e alho picado e refogue. Adicione o cajuí ou caju e deixe cozinhar. Não é preciso espremer. Quando toda a água do cajuí secar, deixe-o fritar um pouco e está pronto.
“Quando o caju vai cozinhando ele mesmo vai se soltando, quebrando as fibras até chegar no ponto. Não precisa colocar água que ele vai soltar o suco e cozinhar até chegar ao ponto”, explicou a chefe.
Preparo do molho branco
Em uma panela quente adicione duas colheres de manteiga e uma colher de trigo e deixe fritar. Adicione o creme leite aos poucos e mexa bastante até virar um molho.
Preparo da massa fresca
Chefe de cozinha ensina o passo a passo para preparar o Chambalone
Em uma tigela adicione 200g de trigo, dois ovos e sal. Misture os ingredientes até formar uma massa firme. Leve para a geladeira para descansar por 20 minutos. Em seguida, abra a massa e recheie com o chambari cozido e a pasta de caju por cima. Também pode colocar queijo muçarela ralado.
Enrole, feche e cubra com molho branco. Leve ao forno por 30 minutos.
Licor para acompanhar
Além do chambalone a chefe Débora Almeida também serviu um licor que fez sucesso no Festival Gastrônomo. O preparo é bem simples e é ótimo para acompanhar o Chambalone:
Pegue a castanha do baru e quebre ao meio. Coloque em uma garrafa, adicione vinho branco e 100 ml de cachaça 51. Tampe a garrafa e guarde por 15 dias.
Confira como fica o Chambalone depois de finalizado
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins