Araguaína volta a ter voos diretos para Palmas após modernização do aeroporto

0
28

Pista do Aeroporto de Araguaína
Marcos Filho Sandes/Secom Araguaína
Os novos voos diretos entre Palmas e Araguaína começaram a operar na madrugada desta quinta-feira (23). A nova rota será operada pela empresa Gol Linhas Aéreas e terá frequência semanal.
Segundo a Prefeitura de Araguaína, além do voo direto, também serão incluídas paradas entre Palmas e Brasília (DF). A ampliação ocorre após as obras de modernização do aeroporto regional do município, que passou a ter estrutura para receber aeronaves de grande porte.
Os voos devem sair de Palmas todas as quartas, sextas e domingos, por volta das 23h55, chegando a Araguaína às 0h50. Já as viagens de Araguaína para a capital partem do aeroporto às 2h45, aos sábados, segundas e quintas, com chegada a Palmas por volta das 3h45.
???? Clique aqui para seguir o canal do g1 TO no WhatsApp
Conforme o gerente do aeroporto da capital, Silvio Nogueira, a novidade ampliará as opções de rotas com o objetivo de promover a economia e o turismo na região norte do estado.
“A operação direta entre os dois aeroportos amplia as possibilidades de deslocamento, impulsiona o turismo e fortalece os negócios locais. Os passageiros de Araguaína e região passam a ter acesso facilitado aos grandes centros urbanos do país, por meio das conexões disponíveis em Palmas.”
LEIA MAIS:
Prefeito de Augustinópolis morre aos 75 anos
Aeroporto de R$ 20 milhões no Jalapão chega a 78% de conclusão das obras, diz governo
Voos de longa distância
A novidade foi anunciada em agosto deste ano pela Prefeitura de Araguaína.
Voos de longa distância não eram operados a partir do aeroporto de Araguaína desde abril de 2024. Por isso, segundo a prefeitura, os passageiros precisavam ir para Palmas, Imperatriz (MA) ou Marabá (PA).
A prefeitura também destacou que após as obras de modernização, o aeroporto da cidade passou a ter um novo sistema de drenagem de pista, limpeza da área de segurança com a remoção e poda de árvores, nivelamento das cabeceiras da pista e proteção vegetal lateral com o plantio de grama.
Além disso, foram investidos recursos em setores técnicos, como a instalação do Indicador de Percurso de Aproximação de Precisão (PAPI) e da Estação Prestadora de Serviço de Telecomunicações e de Tráfego Aéreo (EPTA), todos já validados pelo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA) e pelo Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV), informou a gestão.
VEJA TAMBÉM: Aeroporto de Araguaína passa por última inspeção para receber voos comerciais
Aeroporto de Araguaína passa por última inspeção para receber voos comerciais
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins