Vídeo mostra comboio de carros de luxo apreendidos chegando à PF durante operação contra tráfico internacional de cocaína

0
103

Veículos foram levados para a sede da PF em Araguaína, no norte do Tocantins. Operação foi determinada pela Justiça Federal do Tocantins e cumpre mandados em 13 estados. Comboio de carros de luxo apreendidos chega à sede da PF em Araguaína
A Polícia Federal fez um comboio com carros de luxo e caminhonetes apreendidos na manhã desta quarta-feira (26) em Araguaína, no norte do Tocantins, durante o cumprimento de mandados da operação Rota Caipira, que apura o tráfico internacional de cocaína. Os veículos estavam em uma concessionária da cidade e foram levados para sede da PF na cidade.
Esses veículos apreendidos pertencem um empresário investigado por suposta ligação com o grupo que contrabandeava drogas de países andinos. A suspeita é de que ele estaria lavando o dinheiro do tráfico. O g1 e a TV Anhanguera ainda tentam contato com a defesa dele.
Comboio de carros apreendidos chegando à PF
Reprodução/TV Anhanguera
“Essa organização criminosa possui toda uma logística voltada ao tráfico, desde pilotos, mecânicos, uma gama de aeronaves, em regra, adulteradas que faziam o transporte da droga, locais estratégicos onde a cocaína era armazenada. Além de uma frota de veículos e pessoas que orbitam a organização criminosa para que fosse possível uma contabilidade paralela”, disse o delegado Allan Reis, da Polícia Federal.
A operação foi autorizada pela Justiça Federal do Tocantins e cumpre mandados em 13 estados: Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pará, Mato grosso, Piauí, Rondônia, Roraima, São Paulo, Amazonas, Tocantins, Maranhão, Ceará, Goiás.
São 195 ordens judiciais, sendo 28 mandados de prisão preventiva e 95 ordens de busca e apreensão em 13 estados. A polícia conseguiu o sequestro judicial de três propriedades rurais e apreensão de 16 aeronaves ligadas ao esquema. Os investigadores esperam bloquear, ao todo, cerca de R$ 300 milhões dos criminosos.
Durante o cumprimento de um mandado de busca em Goiás a PF fez um vídeo mostrando o momento em que agentes encontraram um tambor cheio de maços de dinheiro na casa de um dos alvos.
PF encontra dinheiro em tambor durante operação Rota Caipira
O delegado Allan Reis explicou que o suposto chefe da organização é um homem que está preso desde 2020 por causa e outra operação da PF.
“O principal investigado já foi preso pela Polícia Federal de Araguaína. Ele era investigado pela PF de Rondônia, quando foi decretada a prisão preventiva e ele fugiu para o Tocantins. Aqui ele montou toda essa logística e no ano de 2020 a gente fez a prisão dele em decorrência de tráfico de 800 kg de cocaína. Hoje a operação tem o objetivo de desarticular todos aqueles que davam apoio logístico a esse investigado.
LEIA TAMBÉM
Quatro pessoas são presas por tráfico de drogas, furto e posse ilegal de arma em Palmas
PM prende três homens após flagrar carro transportando drogas na ponte da Amizade em Palmas
Seis pessoas são presas por tráfico de drogas durante operação da Polícia Civil em Araguaína
Carros apreendidos são levados para sede da PF em Araguaína
Reprodução/TV Anhanguera
A investigação
A investigação começou em novembro de 2020, com uma troca de informações entre a Polícia Federal e a Polícia Militar do Pará, após a apreensão de 815 kg de cocaína em Tucumã (PA).
Avião alvo da operação Rota Caipira
Polícia Federal/Divulgação
A Polícia Federal em Araguaína descobriu que a organização criminosa adquiria cocaína fora do país e realizava o transporte através de complexa estrutura aérea até pontos estratégicos localizados nos estados do Pará, Tocantins e Maranhão.
A princípio, o destino final dos carregamentos eram as capitais nordestinas, como São Luís (MA), Teresina (PI) e Fortaleza (CE). A polícia não descarta que a droga também tenha sido enviada para países da Europa por portos da região, mas isso ainda é investigado.
Dinheiro encontrado pela PF
Reprodução/Polícia Federal
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins