Estado faz primeira captação múltiplas de órgãos de 2023 e cinco pacientes terão nova chance de cura

0
102

Jovem de 20 anos teve morte encefálica e família autorizou o procedimento nesta sexta-feira (20). Órgãos foram para São Paulo e Distrito Federal e as córneas ficaram no Tocantins. Captações também contam com o apoio do Ciopaer para transporte com agilidade
Luciana Barros/Governo do Tocantins
A família de um paciente de apenas 20 anos, que estava internado no Hospital Geral de Palmas (HGP), passou por cima da dor do luto e autorizou a doação dos órgãos. O procedimento aconteceu nesta sexta-feira (20) e pelo menos cinco pessoas que aguardam na fila de transplantes terão uma nova chance de cura.
Esta foi a primeira captação de 2023 no estado. A vítima teve morte encefálica, mas foi possível fazer a retirada de rins, fígado, coração e córneas. Os órgãos foram encaminhados para São Paulo e Distrito Federal. Somente as córneas ficaram para serem implantados em pacientes do Tocantins.
No ano passado, os profissionais do HGP atuaram em 14 captações múltiplas. Desde 2018, quando o estado começou a realizar os procedimentos, já foram feitas 37 captações.
Com relação à captação de tecidos oculares, equipes do Tocantins atuaram em196 transplantes . Atualmente, 72 pessoas aguardam na fila.
LEIA TAMBÉM:
Família de criança de três anos autoriza doação de órgãos para pacientes que aguardam por transplantes
Família de vítima de traumatismo craniano autoriza doação e órgãos captados vão para pacientes que aguardam por transplantes
Após autorizar doação de órgãos, mãe diz que filha vai salvar outras pessoas: ‘Uma forma de esperança’
Para a responsável pela Central de Transplante do Tocantins (CETTO), Suziane Aguiar Crateús Vilela, mesmo sendo um momento delicado, a família se colocou no lugar do outro e consentiu com a doação.
Caso a pessoa tenha o interesse em ser doador, deve informar a família o desejo, já que somente os entes podem autorizar o procedimento, caso seja possível. E a decisão dos parentes tem que ser tomada com certa rapidez após a confirmação de morte encefálica, para os órgãos sejam captados ainda em funcionamento.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins