Bairros de Gurupi com maior índice de infestação do Aedes vão receber mutirões de limpeza; veja a programação

0
239

A partir de segunda-feira (5), os agentes vão visitar as residências de um bairro por dia, sempre a partir das 8h, para acabar com focos e orientar população. Agentes de endemias vão vistoriar quintais e orientar a população
Divulgação/Secom Gurupi
Para combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor das doenças dengue, chikungunya e zika, agentes comunitários de endemias de Gurupi, na região sul do estado, vão fazer um mutirão de limpeza a partir desta segunda-feira (5). Os bairros escolhidos para receber a ação são os com maior índice de infestação.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) da cidade, além do combate aos focos do mosquito, também serão promovidas ações de conscientização até o dia 16 de dezembro.
Os agentes vão visitar as residências de um bairro por dia, sempre a partir das 8h. Segundo a Semus, se for preciso, as atividades poderão ser estendidas. Durante os fins de semana não haverá visitas.
Confira o cronograma do mutirão de limpeza nos bairros
Segunda-feira (5) – Waldir Lins I
Terça-feira (6) – Jardim das Bandeiras
Quarta-feira (7) – Madrid
Quinta-feira (8) – Atalaia
Sexta-feira (9) – Vila Guaracy, Vila dos Funcionários e Paulo de Tarso
Segunda-feira (12) – Casego e Cruzeiro
Terça-feira (13) – Vila Íris
Quarta-feira (14) – Guanabara
Quinta-feira (15) – Santa Rita, Bela Vista e Alvorada I e II
Sexta-feira (16) – Nova Fronteira
Números das doenças
Segundo a prefeitura, em 2022 foram realizadas 1.033 testes em pacientes que apresentaram sintomas de dengue. Do total, houve 307 casos confirmados. Das oito mortes registradas pela doença, uma foi de paciente de Gurupi. Se trata de um homem de 27 anos, que teve o caso grave da doença.
Quanto à chikungunya, a cidade confirmou três casos e para zika, não houve notificações.
LEIA TAMBÉM
Com mais de 19 mil confirmações de dengue em 2022, aumento em comparação com o ano passado é de 416%
O coordenador de Combate à Endemias, Edson Cardoso explicou que os agentes vão passar de casa em casa para ver se existem possíveis focos com larvas do mosquito e alertou que a população deve vistoriar os quintais e evitar locais com água parada, principalmente agora no período de chuvas.
“Além destes bairros, é importante que toda a população cuide da limpeza de seus quintais, calhas e vasos de plantas, não podemos deixar que o mosquito vença essa batalha”, disse.
Os bairros selecionados para receber a ação apareceram com o maior nível de infestação de larvas no Levantamento de Índice Rápido de Aedes aegypti (4º LIRAa), realizado entre 7 e 11 de novembro.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins