Nove ucranianos morrem em incêndios ao tentarem aquecer suas casas

0
107
Ataques russos a instalações de energia causou apagões em toda a Ucrânia. A temperatura na capital Kiev deve passar de -6 graus nos próximos dias. O serviço de emergência da Ucrânia disse nesta quarta-feira (30) que 9 pessoas morreram em incêndios residenciais nas últimas 24 horas, ao tentarem aquecer suas casas em meio a falha no abastecimento de energia após ataques russos.
“Só no último dia houve 131 incêndios na Ucrânia, 106 deles no setor residencial. Nove pessoas morreram, oito ficaram feridas”, disse o comunicado do serviço de emergência.
O número de incêndios aumentou porque os ucranianos estão recorrendo cada vez mais ao uso de geradores de emergência, velas e cilindros de gás em suas casas, ignorando orientações de segurança.
“Geradores em varandas, cilindros de gás em apartamentos, velas acesas… Devido a violações das regras de segurança contra incêndios, e uso de produtos não certificados para aquecimento e cozimento, incidentes de incêndios e explosões em arranha-céus e edifícios privados tornaram-se mais frequentes”, disse em nota.
O comunicado instou os ucranianos a tomarem mais cuidado em suas casas e a explicarem os riscos de incêndio para as crianças.
A Ucrânia ainda está lutando para restaurar o fornecimento de eletricidade, após ataques com mísseis russos danificaram instalações de energia em todo o país.
A operadora nacional da rede elétrica, Ukrenegro, disse que o déficit de eletricidade caiu ligeiramente de 30% na manhã de terça-feira para 27% na manhã de quarta-feira.
O consumo de energia aumentou à medida que o inverno se instala. Os meteorologistas disseram que a temperatura na capital Kiev poderia chegar a -6 graus Celsius durante a noite e em breve cairia ainda mais.

Fonte: G1 Mundo