Perito da Polícia Científica explica que conduta é perigosa, tanto para os ocupantes do carro, quanto para outros veículos que circulam pela via. Vídeo mostra carro andando de portas abertas em avenida de Palmas
Um motorista foi flagrado dirigindo o carro com as duas portas da frente abertas em uma avenida na região central de Palmas, na noite deste sábado (29). O vídeo mostra que o condutor segue com a direção perigosa por toda a via, mesmo com o fluxo de outros veículos.
A imagem mostra que o motorista de uma caminhonete que passa ao lado do carro também comete infração. Isso porque duas passageiras estão sentadas na janela.
O perito da Polícia Científica, Silvio Jaca, disse que esse tipo de conduta é comum, principalmente em dias de jogo, cavalgadas e no período eleitoral.
“Às vezes a pessoa não abre as portas, mas fica pendurada na janela, sentada na coluna da porta. Isso é comum em carreatas, cavalgadas, época de política e jogos de futebol. As pessoas ficam exaltadas, alegres, extrapolam na comemoração. Passam do ponto e colocam a segurança em risco”, enfatizou.
Dirigir de porta aberta é proibido e consta no Artigo 169 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB): “Dirigir sem atenção ou sem os cuidados indispensáveis à segurança”.
Vídeo mostra motorista trafegando em carro com as portas abertas em Palmas
Divulgação
A direção perigosa pode causar acidentes, tanto para quem está dentro do veículo, quanto para outras pessoas que circulam na via, enfatiza o perito.
“Algum ocupante do veículo pode ser lançado para fora, ocasionar lesões e até acidentes graves. Além disso, esse tipo de conduta pode trazer problemas para outros usuários da via pública. Carros podem colidir com a porta, ciclistas e até pedestres caso o motorista siga cometendo a infração ao longo da via”.
Apesar do perigo, o CTB prevê que a infração é leve. O motorista que for flagrado em uma situação assim pode perder três pontos na Carteira Nacional de Habilitação e levar multa de R$ 53,20.
A Polícia Militar disse que não registrou nenhuma ocorrência desta natureza em Palmas.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.
Fonte: G1 Tocantins