IML de Araguaína fica abarrotado de lixo contaminado e deixa de fazer exames em corpos

0
142
Núcleo da cidade é responsável por atender 35 municípios da região norte do estado. Corpos estão sendo enviados para o IML de Colinas do Tocantins. Por falta de coleta de lixo no IML de Araguaína, corpos são levados para Colinas
Núcleo da cidade é responsável por atender 35 municípios da região norte do Tocantins. Corpos estão sendo enviados para o IML de Colinas.
O Instituto Médico Legal (IML) de Araguaína, no norte do Tocantins, está encaminhando os corpos para outra unidade que fica a 100 quilômetros. A situação está acontecendo porque a coleta de resíduos não estaria sendo feita de forma regular há pelo menos quatro meses. Na parte externa do prédio, inclusive, é visível uma grande quantidade de sacos de lixo acumulados.
A Secretaria de Segurança Pública (SSP) nega que os atendimentos tenham sido suspensos. (Veja a nota abaixo)
A reclamação é que devido ao acúmulo dos resíduos a equipe técnica está sem condições de realizar os exames de necropsia que servem para identificar os corpos, determinar a hora aproximada da morte ou a causa, por exemplo. As vítimas estão sendo levadas para o IML de Colinas do Tocantins, que é mais próximo da cidade.
Segundo a denúncia de funcionários, o lixo está acumulado por toda a sala de necropsia e o mau cheiro está insuportável. Além disso, há um grande risco à saúde dos servidores devido à possibilidade de contaminação por diversos tipos de doenças.
Essa não é a primeira vez que o IML de Araguaína é alvo de reclamações dos servidores. Em 2016 o Ministério Público abriu uma ação civil pública por causa da falta de profissionais, alojamento e cantina.
O que diz a Secretaria de Segurança Pública
A superintendência da Polícia Científica e do Instituto Médico Legal (IML) afirmou que todas as providências estão sendo adotadas no sentido de normalizar o recolhimento do lixo que é produzido diariamente na unidade do Instituto, na cidade de Araguaína.
Afirmou ainda que, em nenhum momento, os serviços prestados pelo Núcleo do IML de Araguaína, tais como necropsia, foram afetados ou interrompidos.
“Uma reforma já está sendo providenciada no sentido de melhorar a qualidade do atendimento que é realizado diuturnamente pelo órgão, o que beneficiará não somente a cidade de Araguaína, bem como, os demais 35 municípios que são atendidos pelo núcleo do IML da maior cidade do norte do estado. Esclarece ainda que nesta sexta-feira (29) todo o lixo que ainda se encontra nas dependências do órgão será recolhido”, diz a nota.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins