Arqueólogos encontram cabeças de deuses gregos em sítio na Turquia; veja FOTOS

0
150

Escavações no sítio arqueológico de Aizanoi, no oeste do país, revelaram estátuas de Afrodite e Dionísio com mais de 5 mil anos. Estátua de Afrodite descoberta em sítio arqueológico do oeste da Turquia
Reprodução/Universidade Kütahya Dumlupınar
Arqueólogos da Turquia encontram estátuas de duas cabeças de deuses gregos em um sítio arqueológico no oeste do país, informou a Universidade Kütahya Dumlupınar.
As escavações aconteceram no sítio arqueológico de Aizanoi, e revelaram, no fim de outubro, estátuas de Afrodite e Dionísio, datadas em mais de 5 mil anos.
Estátua de Dionísio descoberta em sítio arqueológico da Turquia em outubro de 2021
Reprodução/Universidade Kütahya Dumlupınar
Os artefatos descobertos ilustram dois dois deuses pertencentes ao panteão grego. Afrodite é a deusa do amor e da beleza e Dionísio o deus do vinho.
O coordenador do sítio arqueológico, o professor Gökhan Coşkun da Universidade Kütahya Dumlupınar, disse em entrevista à agência Anadolu que 100 pessoas estiveram envolvidas na descoberta.
LEIA TAMBÉM:
Estátuas da Roma Antiga são descobertas em obra de ferrovia no Reino Unido
Análise genética revela origem de múmias misteriosas encontradas no interior da China
Cabeça de Afrodite em meio às escavações no oeste da Turquia
Reprodução/Universidade Kütahya Dumlupınar
“Essas são descobertas importantes porque mostram que os cultos politeístas da Grécia Antiga seguiram existindo por anos e não se perderam durante o Império Romano”, disse Coşkun.
O pesquisador disse também que as escavações parecem revelar que havia uma oficina de estátuas em operação na região explorada.
Arqueólogo escava estátua de Afrodite em sítio arqueológico turco
Reprodução/Universidade Kütahya Dumlupınar
A cidade de Aizanoi, a cerca de 300 quilômetros de Istambul, é bastante conhecida por abrigar um templo antigo erguido para Zeus, o deus dos deuses.
A área explorada foi indicada em 2012 para a lista de patrimônio da Unesco e está sob avaliação da agência das Nações Unidas. Ela faz parte do território que pertenceu aos gregos na Antiguidade.

Fonte: G1 Mundo