Dia amanhece chuvoso em Palmas e internautas brincam nas redes sociais: ‘É chuva ou fumaça?’

0
177

Capital do Tocantins estava há 122 dias sem ver chuva. Apesar disso o período de estiagem continua e a transição para os meses chuvosos só deve começar em outubro. Céu nublado em dia chuvoso na capital
Patrício Reis/G1
O dia amanheceu chuvoso em Palmas nesta terça-feira (31) para refrescar o clima após 122 dias sem precipitação. A chuva do pequi ou do caju, como é conhecida pelo tocantinense, geralmente é esperada nas primeiras semanas de setembro e proporciona um refresco após o longo período de estiagem.
Neste ano ela resolveu aparecer em agosto mesmo e foi registrada em várias regiões da cidade. O assunto rapidamente tomou as redes sociais, com internautas comemorando e aproveitando para demonstrar bom humor.
“Uma das melhores coisas da primeira chuva em Palmas é ver todo mundo postando nos stories. Confesso que até eu, que odeio chuva, comemoro e fiz meu vídeo”, disse um internauta. “E essas nuvens carregadas no céu de Palmas ? é chuva ou fumaça?”, brincou outro.
Teve até gente pedindo feriado:
Initial plugin text
A chuva inclusive deve ajudar no combate aos incêndios que vêm sendo registrados há quatro dias nas serras da zona rural de Palmas. No último fim de semana, por exemplo, a região central da cidade chegou a ficar coberta pela fumaça.
Apesar do alívio o estado ainda está em pleno período de estiagem, que historicamente segue até o início de outubro, mas a chuva também vem se mostrando em outras regiões. Em Araguaína, por exemplo, um grande volume foi registrado na semana passada.
A previsão para o resto do dia em Palmas é de temperatura máxima de até 36 °C, com umidade variando entre 70% e 25%.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) o tempo deve permanecer nublado até quarta-feira (1°). Na quinta (2) e sexta (3) a previsão é de poucas nuvens com névoa seca. A temperatura para os próximos dias pode chegar aos 40 °C.
Initial plugin text
Initial plugin text
Initial plugin text
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins