Polícia Civil começa receber denúncias de violência doméstica pela delegacia virtual

0
162

Vítimas agora podem relatar agressões, enviar fotos, vídeos e áudios pela internet. O boletim de ocorrência virtual será analisado e despachado para as delegacias responsáveis. Denúncias podem ser feitas pela internet
Reprodução
Denúncias de violência doméstica contra mulher agora podem ser feitas pela internet, através da Delegacia Virtual. Um link específico para esse tipo de denúncia foi disponibilizado nesta semana no site do serviço. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), o boletim de ocorrência será analisado e despachado para as delegacias responsáveis, seja na capital ou no interior do estado.
Para fazer uma denúncia, as vítimas devem acessa o site da Delegacia Virtual do Ministério da Justiça e Segurança Pública e entrar na opção Tocantins. É preciso ler as orientações prévias e clicar em ‘desejo prosseguir’.
Depois disso um menu de crimes será aberto, entre eles a opção de violência doméstica. A vítima poderá colocar seus dados e redigir o histórico de violência. Também é possível adicionar fotos que mostrem lesões físicas, destruição de bens patrimoniais, assim como prints de conversa e áudios.
A vítima também poderá mencionar se necessita de medidas protetivas. Segundo a SSP, o boletim de ocorrência virtual será validado pelo policial responsável e encaminhado para a Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM), Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher e Vulneráveis (DEAMV) ou delegacia circunscricional que ficam no interior.
“Essa é uma importante evolução no atendimento à mulher vítima de violência e a Polícia Civil do Tocantins (PC-TO) também tem a Delegacia Virtual como canal facilitador de denúncias e solicitação de medidas protetivas. É importante que a vítima relate o ocorrido com a maior quantidade de detalhes possível, inclusive anexando fotografias e áudios, se existentes”, explica o delegado responsável pela Delegacia Virtual da PCTO, Israel Andrade.
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins