Tocantins termina junho com número de focos de queimadas acima da média para o mês

0
164

A situação melhorou com relação a maio, quando o estado registrou o maior número de focos para o mês desde o início do monitoramento. Desde o começo do ano, foram 2,4 mil registros. Queimadas atingem grandes áreas no Tocantins anualmente
Reprodução/TV Anhanguera
O Tocantins encerrou junho com o número de focos de queimadas acima da média histórica para o mês, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Os satélites do sistema que monitora este tipo de situação detectaram 1.149 focos de calor ao longo dos 30 dias. A média para junho é de 873 focos.
O estado apresentou leve melhora com relação ao mesmo período de 2020. Naquele ano, foram 1.188 focos em junho.
O resultado de junho deste ano representa ainda uma situação mais controlada em relação ao cenário registrado em maio. Naquele mês, ainda com as chuvas atingindo diversas regiões do estado, o Tocantins teve 851 focos. É o pior resultado já registrado para o mês de maio desde o começo das medições, em 1998. A média histórica do mês é de apenas 399 casos e no ano passado foram 446 registros.
O primeiro semestre tem sempre números menores de queimadas que o segundo por causa do regime de chuvas concentrado nos primeiros meses do ano. Os resultados de maio e junho costumam ser termômetros para que as equipes que combatem o fogo possam dimensionar quantas pessoas serão necessária no trabalho durante os meses mais secos do ano, como agosto e setembro.
Desde o começo de 2021, o Tocantins registrou 2,4 mil focos de queimadas. As prefeituras estão formando brigadistas neste período do ano. Em Palmas, serão 19 pessoas a se juntarem as equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros, que atuam todos os anos nestas ações.
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins